Grupo Haw: Convenções de Código

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Convenções de Código

Bom galera,

como ando meio desanimado... resolvi postar. O Gabriel já escreveu os tópicos do livro SCJP do qual eu havia feito resumo, então hoje vou tentar falar um pouco de Convenção de Código.

A pergunta quer não quer calar: Pra quê?

Bom imagine-se trabalhando em uma empresa no setor de folha de pagamento. Aquele sistema lindo escrito em COBOL cujo código tem no mínimo 5 mil linhas e que é responsável pelo pagamento de todos os funcionários da sua empresa.
Seu chefe te pede pra dar manutenção urgente, pois a data do pagamento está chegando. Pra piorar, você é novo na empresa e o código não foi escrito por você. A primeira coisa que você faz é xingar o programador de todos os nomes conhecidos.
Depois mais calmo você tenta entender o que ele faz e identificar o problema ou o local de uma possível mudança mas... é osso.
Indentação , variáveis, procedimentos, metódos, funções, classes e etc, tudo escrito de maneira que o programador dono do código bem entendeu. Ele poderia chamar a variável de Salário por "bufunfa", "money", "cascalho" ou coisas beeem piores (acredite, existem caras assim). A culpa é de quem escreveu? Em partes sim, mas se você tivesse escrito poderia sair a mesma coisa (desde que não conheça nenhum documento desses)., pois cada pessoa pensa de um jeito Por isso existem documentos de convenção de código e inúmeros livros de boas práticas de Programação. A Sun disponibiliza no seu site o documento do JAVA, ideal para quem deseja se tornar um bom programador. Então para quem num entendeu, aqui vão alguns motivos da convenção do código.

  • Facilita o entendimento dos demais desenvolvedores
  • Simplifica a manutenção em grandes sistemas, reduzindo o tempo gasto
  • Diminui necessidade de uma documentação, se aplicados comentários aos códigos
  • Minimiza erros bobos por nomeação de variáveis por exemplo

Então é isso...

Vou ficando por aqui com mais um tópico que me fez refletir sobre boas práticas de programação e como diria meu professor...

"Não escreva seu código para você e Deus, pois depois só Deus entende,"


Hasta la vista,

Lucas Menezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário